Sobre o Apresentador



THIAGO LOSANT
ARTISTA PLÁSTICO, ATOR, APRESENTADOR E ACADÊMICO DE ARTES VISUAIS DA UFPA, Thiago Losant é um artista inquieto, inovador e de múltiplas facetas, que incluem, ainda, inserções na poesia, comédia, música (literatura de cordel), dublagens, performances em peças publicitárias, radio novelas, curtas-metragens e boa parte do grande leque que envolve o fazer artístico.
O INÍCIO: BELÉM – Thiago Losant Macedo, 30 anos, nasceu em Recife (PE) e, com menos de dois anos de idade, fixou residência no Pará, para onde veio com sua mãe, Solange Melo, e sua família materna. Primeiro morou em Altamira e, posteriormente, em Belém, onde reside atualmente. Na capital paraense, para onde se mudou com seis anos, entrou em contato com o teatro, através de um grupo amador, onde atuou como ator coadjuvante. A vontade de atuar, entretanto, foi despertada bem antes, na observação e imitação espontânea de atores e comediantes de TV e de cinema. Em sua primeira experiência teatral na capital paraense o artista fez parte de um grupo evangélico. Paralelamente, continuava desenhando e tentando reproduzir, inicialmente, o formato de HQs (História em Quadrinhos). Com 15 anos de idade conquistou premiação no concurso promovido pela “Revista Nintendo Wold”, onde foi citado.


Se hoje as caricaturas, a aerografia e as pinturas são pontos fortes da sua carreira, desde muito cedo o desenho despertou sua atenção: os primeiros traços nasciam de forma autodidata, por meio da repetição em busca do aperfeiçoamento. Já os seus primeiros trabalhos profissionais na encenação foram através da participação em ações educativas de órgãos públicos, realizadas na capital e em cidades ribeirinhas do interior do Pará. Depois, começou a buscar o aprendizado profissional em um curso do Serviço Social da Indústria (Sesi) e em aulas com a atriz paraense Vanessa Spinosa.
RECIFE E OLINDA - Além da curiosidade e da vontade de desenhar, a influência inicial para as artes plásticas, segundo Losant, surgiu da observação do trabalho do seu tio, Adjuto Melo (Guto), em Recife, para onde voltou, em 2005, com dois desejos: conhecer a terra natal e morar um tempo em Olinda, pela efervescência cultural do lugar e também para conhecer de perto o trabalho (esculturas em ferro) do seu avô materno, Inaldo Pereira de Melo, outra grande influência na sua carreira artística. Foi nesse período que ele começou a pintar, quando ganhou sua primeira tela do seu pai, Hilton Losant, pois até então apenas desenhava.


Neste período, que durou cinco anos, Thiago Losant participou, em Olinda, de movimentos de poesia itinerante e também começou a repassar seus conhecimentos na arte do desenho (luz e sombra). Suas criações chamaram a atenção da imprensa até no estandarte que desenhou e arte finalizou com Albiergio Costa para o “Enquanto isso na Sala de Justiça”, bloco de super heróis do tradicional carnaval de Olinda.



 Sempre dinâmico e atento às oportunidades, o artista participou, ainda, da “Oficina de Máscaras da Comédia Delarte”, tendo como instrutor o italiano Giorgio di March – atualmente, Thiago é um dos poucos profissionais capacitados, no Pará, para repassar esta técnica, recebendo convites para cursos e oficinas. É quando conhece também Silvio Botelho (reconhecido mundialmente pela confecção dos bonecos gigantes de Olinda) e Marcos Ceramista, artista plástico especializado em peças de cerâmica.


Em Recife, é indicado para auxiliar o artista plástico e fotógrafo Sergio Altenkirch em seu atelier, e conhece Leonardo Bezerra (que hoje reside na Espanha), que se tornou seu parceiro nas esculturas, uma experiência marcante no seu trabalho. Em 2008, Thiago lançou sua primeira exposição (individual), em Recife, chamada Arte no Burburinho, composta por obras feitas no atelier de Sergio Altenkirsh.
Outra referência marcante foi o trabalho realizado com o irmão do cantor Chico Science, Jamelão, com quem trabalhou no Espaço Ciência, em 2008, mesmo ano em que foi convidado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministerio da Educação (MEC) para criar ilustrações para a Coleção Explicando o Ensino, direcionada para docentes de todas as escolas públicas estaduais e municipais dos Ensinos Fundamental e Medio, cujas publicações estão disponíveis para acesso e download no endereço eletrônico do MEC. Na ocasião, passou cerca de uma semana em São Paulo para conversar com os professores sobre os temas das ilustrações.
“A arte não se define, a gente sente. Algumas pessoas sentem mais, outras menos.
Mas a arte está sempre lá” (Thiago Losant)


NOVA FASE – Mais amadurecido como ator e artista plástico, em 2009, Thiago Losant retorna ao Pará, onde abre um atelier com um amigo, Luã Vanzeler, para suas experimentações artísticas e comercialização de suas obras, especialmente, quadros e caricaturas por encomenda. Neste período, Losant também tem os primeiros contatos com a teledramaturgia e com a linguagem cinematográfica, quando foi escolhido para protagonizar a minissérie “Eva Faz de Conta”, uma produção independente que está em fase de negociação para entrar, em breve, na programação de uma emissora local. Nessa ocasião conheceu o trabalho dos diretores Edi Amanajás e Katiuscia de Sá – com a qual tem feito outras parcerias profissionais.

Em 2011 acontece outra experiência inédita na carreira de Losant: ele é convidado para interpretar o Link, par romântico da cantora Lucinnha Bastos, do musical “Hairspray”, todo formado por equipe técnica e artística paraense, com direção de Paulo Fonseca, o Paulão. Pela primeira vez cantou, dançou e interpretou em um trabalho, após ser aprovado no teste de canto, com orientação de uma equipe e de Lucinnha Bastos.


Foi durante as gravações de “Eva” que outro fato marcou a história de Thiago Losant: ter conhecido a atriz Nilza Maria, baluarte do teatro paraense, que considera uma das inspirações para seu trabalho, com quem contracenou nos meses seguintes, no curta metragem “O Forasteiro”, dirigido por Katiuscia de Sá. A diretora o convidou para estrear no cinema como ator principal desta produção, na qual Nilza faz uma participação especial como mãe (Roselinda) do seu personagem, chamado de Ricardo, para quem tece elogios nas gravações feitas para o making of do curta, lançado no início de 2012 - o projeto está em fase de preparação para entrar no circuito de festivais de Cinema. Apaixonado pela chamada Sétima Arte, Thiago tem partcipado de outros projetos como o do curta “Abaixo”, onde interpreta o homossexual Péricles.




APRIMORAMENTO - Em busca de mais conhecimento, em 2011, Losant ingressa no curso de Artes Visuais da UFPA, onde tem aprendido e aperfeiçoado técnicas, como a Body Art (pintura corporal), a Porno Arte, a Arte Digital e outras linguagens. Ele também passa a integrar o “Grupo Defenestradores de Teatro”, criado por alunos da federal e ligado à ONG Universidade Popular (Unipop). O período de convites é cada vez mais intenso para participação em peças teatrais e de dramaturgia, que passam a ter cada vez mais espaço na sua carreira, onde tem conquistado papéis de destaque.




Em abril de 2011, durante a turnê do Iron Maiden no Brasil, o trabalho de Thiago Losant ganha reconhecimento internacional quando, por encomenda, ele pintou um fusca inteiro com traços em homenagem ao famoso grupo de heavy metal, com destaque para o Eddie the Head, mascote da banda: um morto-vivo que aparece nas capas de todos os álbuns e singles do Iron Maiden, que foi retratado de forma diferenciada (regionalizada) no trabalho de aerografia realizado por ele. A arte chamou a atenção da mídia internacional, merecendo destaque no vídeo oficial de divulgação da nova tournné do Iron Maiden: “Nova Fronteira”.


Também em 2011, consegue unir em um mesmo trabalho muitos de seus talentos, quando participa, com os Defenestradores, da montagem de “3joãodiabo1, o Último Conto de Cordel”, premiada pela Pro-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) da UFPA. Na peça, Losant participou como convidado na cenografia (pintando as panadas e criando os bonecos) e na dramaturgia (interpretando, tocando e cantando os cordéis, que também foram criados e musicados por ele).

OUTRAS INFLUÊNCIAS – Além dos primeiros contatos familiares com as artes plásticas e as demais referências citadas acima, Thiago Losant destaca Greg Capullo (no desenho a nanquim), John Buscema, Todd McFarlane e a arte realista de Alex Ross, além de sua grande referência, Boris Vallejo. Outros mestres também são fonte de inspiração para ele na pintura ou na escultura, como Picasso, Modigliani, Da Vinci e Michelangelo. Outra referência determinante é a do artista plástico paraense Alexandre Sequeira, seu professor na federal e incentivador de pesquisas e experimentos na área.

No teatro, o aprendizado e a inspiração no trabalho da atriz Nilza Maria são destacados pelo artista, que também ressalta o trabalho dos diretores Katiuscia de Sá, Paulo Fonseca e Geraldo Salles. Na comédia, desde muito novo gostava de imitar Jerry Lewis e Jim Carrey, suas grandes referências. No cinema, além da comédia, sua preferência é ficção em geralE como apresentador, Thiago Losant busca cada vez mais uma identidade, aproveitando a sua espontaneidade e marcante veia cômica, características que se destacam na sua própria personalidade.

NOVOS DESAFIOS - No final do ano passado e início de 2012, Thiago Losant teve uma nova experiência na sua carreira, ao participar como ator convidado da montagem dos balés de repertório “Dom Quixote” e “A Bela Adormecida”, sob a direção de Paulo Fonseca e de Ana Rosa Crispino, diretora da Ballare Escola de Dança, onde interpretou personagens apenas com gestos e movimentos. Ele também começa a fazer incursões na área da publicidade, participando de comerciais de TV, campanhas educativas com performances teatrais, eventos temáticos em espaços culturais e sociais da capital e do interior do Estado. Em 2012, Thiago Losant também foi convidado para fazer uma dublagem como o personagem Sr. Olympia, nas seis vinhetas criadas por ocasião da homenagem aos 100 anos do Cinema Olympia, a Casa mais antiga do gênero em funcionamento no Brasil.
Outro desafio recente para o artista é o trabalho como apresentador de um programa semanal de entretenimento, arte e cultura da TVM (Canal 17), o “Curte Aí”, que estreou em maio deste ano. Junto com Katiuscia de Sá e colaboradores, Thiago participa de todas as etapas de produção do programa, onde conversa com artistas das mais variadas vertentes e personalidades do cenário artístico paraense. Tudo de forma descontraída, bem humorada e irreverente, unindo seus talentos em mais uma grande empreitada que já promete ser mais um sucesso na sua carreira. Entre os novos desafios, Thiago Losant prepara-se, ainda, para expor seus trabalhos de pintura em uma exposição coletiva organizada pelo professor e artista plástico Alexandre Sequeira. Ao mesmo tempo, Thiago Losant elabora o projeto de exposição individual. Uma instalação na qual pretende, pela primeira vez, reunir e mostrar para o público, várias vertentes de seu trabalho.

VÍDEOS DE TRABALHOS DIVERSOS:
Trailer de “O Forasteiro”:
Assista o curta "O Forasteiro" na integra, na segunda edição do CURTE AÍ:
Ensaio para o filme “Abaixo” (Péricles):
Teaser de “Eva Faz de Conta”:
“Body Art”:
“Meu Mini Mundo”:
THIAGO LOSANT - CONTATOS:
(91) 8197-6338, thiagolosant@hotmail.com e Thiago Losant (facebook)

“A Arte é como se fosse um corpo: as vertentes são os membros” (Thiago Losant)

Nenhum comentário:

Postar um comentário